Jateamento de areia vs Limpeza a laser
Jateamento de Areia
O Jateamento de areia tem o nome, usado pela primeira vez para remover um revestimento indesejado numa superfície com areia. Para se atingir um resultado ideal, outros materiais como cerâmica, vidro, grãos de soda, etc. são usados atualmente. É crucial que esses grãos sejam extremamente finos e apresentem uma superfície afiada para poderem remover uma camada significativa no impacto. É por isso que nem toda areia é apropriada para isso. Uma areia muito pontiaguda, usada com frequência no jateamento, é a areia de quartzo. Outros métodos de limpeza também seguem esse princípio de abrasão por impacto.

Grandes explosões
O princípio é elementar: um compressor fornece ar comprimido que, junto a um barril de grãos, segue um determinado fluxo. Alguns dos grãos são, então, transferidos para a camada de trabalho através de uma mangueira e, ao atingirem alta velocidade, colidem contra a camada contaminada, causando o seu desgaste. A areia e os detritos são lançados como uma poeira muito fina no ambiente. Logo, equipamentos de proteção e blindagem são necessários com o jateamento de areia.

Preste atenção
Não é possível lançar as partículas explodidas diretamente na pele, pois isso causaria danos irreversíveis. A névoa tóxica que surge após a explosão é a mais perigosa. Essa substância é uma combinação de areia pulverizada e a camada superficial removida, que, muitas vezes, é tinta, ferrugem ou algum tipo de revestimento que não deve entrar em contato com os olhos, boca ou pulmões. A poeira fina pode ser carregada para longe da área de trabalho pelo ar comprimido, que produz um grande deslocamento. Para evitar isso, deve-se trabalhar numa cabine ou o ambiente deve ser protegido para evitar que a poeira se espalhe pelo meio.
Apenas luz
A laser não precisa de nenhum material de consumo, pois funciona apenas com luz. Dessa forma, não será necessário fornecer areia ou outros produtos granulosos. Ainda mais importante: não à resíduos. O feixe de uma máquina de limpeza a laser aquecerá com força a camada contaminada (tinta, ferrugem, revestimento, …) num curto período, o que fará com que evapore. Este vapor é retirado e filtrado. Apenas algumas partículas são expulsas das peças maiores, mas elas também são imediatamente aspiradas. Uma diferença crucial em relação ao jateamento de areia é não haver desgaste na camada de trabalho. O feixe de laser não tem nenhum impacto sobre a camada de trabalho, mas apenas sobre a camada contaminada no topo. Isso se deve à diferença de temperatura de ablação, conforme expressão técnica.


Simples e seguro
Não se preocupe mais com as poeiras nem os detritos dos jateamentos. Todo o pó fica na superfície de trabalho e pode ser aspirado logo em seguida. Não precisa mais proteger totalmente o seu ambiente. Isso poupará bastante tempo. Relativamente aos EPIs, só será necessário utilizar óculos de proteção contra lasers. Além disso, não será necessária qualquer outra proteção específica. Outra vantagem é que a máquina não faz muito barulho, a superfície de trabalho não aquece e nada é projetado A operação é tão fácil quanto um secador de cabelo: seguramos uma “arma” com um botão de controlo na mão, pressionamos e acabou.
A “pistola” está ligada à máquina de limpeza a laser por uma mangueira de fibra ótica, o que possibilita que o serviço seja realizado em espaços reduzidos, desde que o operador da máquina possa se movimentar.
Não invasivo
As aplicações da limpeza a laser são as mesmas do jateamento tal como limpar fachadas, remover toda a tinta da madeira, limpar moldes, remover ferrugem, substituir revestimentos antigos, etc. Os feixes de laser podem ser aplicados nas mesmas superfícies nas quais o jateamento também pode ser usado, como metal, madeira, pedra e alguns plásticos. Mas sem toda a sujeira e danos às suas camadas de trabalho. Quer saber mais? Deixe-nos uma mensagem e retornaremos o mais breve possível.
Interessado? Mais Informações? Uma demonstração? Perguntas? Contacte-nos.