top of page

Jateamento de gelo seco vs Limpeza a laser

 
O que é jateamento de gelo seco?

A limpeza com gelo seco é uma técnica usada para higienizar superfícies sujas. Os cristais de gelo seco (dióxido de carbono na forma sólida com uma temperatura de -80 °C) são suspensos por um fluxo de ar comprimido e atingem a camada contaminada em alta velocidade. Durante o impacto com a camada poluída, os cristais de gelo começam a se evaporar, causando um choque de expansão que retira a sujeira. Além disso, a camada poluída também é submetida a um choque térmico devido à grande diferença de temperatura entre o gelo seco e o meio ambiente. Por último, mas não menos relevante, os grãos também terão um impacto na camada contaminada, provocando uma espécie de abrasão na sujeira, assim como ocorre com o jateamento de areia.

Gelo Seco
Partículas Voadoras
 
Partículas voadoras

Se comparar o jateamento de gelo seco com o jateamento de areia, facilmente encontrará a vantagem fundamental desta técnica: o material abrasivo (o grão do gelo seco) evapora e não fica no meio ambiente, ao contrário do que acontece com o jateamento de areia, dando muito de trabalho de blindagem e limpeza a fazer. Os grãos de CO₂ que evaporam formam o gás CO₂, que não oferece riscos e pode ser usado na indústria de alimentos. A desvantagem é que os grãos de gelo seco desaparecem, mas os detritos que saem não se dissipam. Essas partículas que se desprendem voam rapidamente e poluem o meio ambiente como resultado do fluxo de ar comprimido. Com a limpeza a laser, não há essa desvantagem: as partículas que se desprendem, principalmente, evaporam e a poeira restante é aspirada na hora, assim o ambiente fica completamente limpo.

 
Cuidado com os dedos e os ouvidos

O feixe de gelo seco não deve atingir os dedos ou outras partes do corpo, não somente porque está muito frio e causa queimaduras imediatas, mas também porque terá o mesmo efeito nos detritos que remove. É indispensável um equipamento de proteção integral no jateamento com gelo seco, assim como no jateamento com areia. O ruído também é muito alto. Não somente o operador da máquina, mas todos os que estiverem próximos à máquina precisarão de proteção auditiva com jato de gelo seco. A Limpeza a Laser é muito mais segura e quase inaudível. Apenas é necessário utilizar óculos de proteção. Os detritos removidos não voam, a peça fica fria e, se o feixe de laser, acidentalmente, atingir uma área do corpo por 1 ou 2 segundos, não causará dor.

Gelo Seco
 
Superfícies muito quentes

Quando a diferença de temperatura entre os grãos de gelo seco e a superfície contaminada for maior, a ação do jateamento de gelo seco será mais eficaz, como em superfícies de trabalho muito quentes. Por isso, os fornos de padarias industriais são aquecidos a temperaturas elevadas para serem higienizados com gelo em pó. Contudo, isso nem toda vez é tão vantajoso para os fornos e os revestimentos, mas também é possível que alguma poluição que a limpeza com gelo seco não elimine seja queimada. A limpeza a laser é eficiente tanto em fornos frios quanto quentes (ou qualquer outra superfície).

Armazenamento de Gelo Seco
 
Armazenamento

Como é possível constatar pelo nome, o jateamento de gelo seco requer gelo seco. Esses grãos são difíceis de manusear e caros. Não é possível guardar grãos num depósito convencional, eles devem ser mantidos a uma temperatura de -80 °C, o que não é tão fácil de se encontrar. Os grãos são fornecidos em recipientes ou sacos isolados e devem ser utilizados num determinado período, caso contrário tudo evapora. A máquina de gelo seco consome abundantemente os grãos durante o processo de limpeza, sendo necessário o fornecimento constante de novos sacos. A produção dos grãos necessita de equipamentos especializados e é bastante difícil de suprir e armazenar. O alto custo é o que torna o jateamento com gelo seco uma técnica de limpeza bastante dispendiosa. A vantagem da limpeza a laser é não haver consumíveis, pois o feixe de luz realiza todo o serviço.

 
Limpeza cara

Apesar de não ser a regra, a limpeza com gelo seco costuma não ser tão boa quanto a limpeza a laser. O jateamento com areia, em alguns casos, é mais eficiente que a limpeza a laser (dependendo da potência do feixe de laser), mas, como contra, a superfície da peça de trabalho irradiada é danificada pelo impacto dos grãos de areia. Com o uso do gelo seco, não existe esse problema, mas a limpeza não é tão eficiente. A nossa máquina já é usada com frequência na indústria alimentar para limpar moldes e fornos que não foram completamente limpos com o processo de jateamento com gelo seco ou onde o jateamento com gelo seco demorou muito. O valor dos grãos e a extensão da limpeza tornam o jateamento com gelo seco uma das técnicas de limpeza mais dispendiosas do mercado.

bottom of page