
REMOÇÃO DE FERRUGEM
A limpeza a laser tem diversas aplicações, sendo uma delas a remoção de ferrugem. A ferrugem é uma película de material oxidado que se forma na superfície de um metal. As formas mais tradicionais de remover a ferrugem incluem tratamentos químicos, abrasão, jateamento de areia e jateamento de gelo seco. No entanto, esses métodos são muito demorados ou têm um grande impacto no meio ambiente.
Ao se utilizar a limpeza a laser para remover a ferrugem, não são geradas grandes forças que espalhem a sujeira removida pelo ambiente. Dessa forma, grandes superfícies podem ser limpas em pouco tempo. A carroceria de um carro, por exemplo, pode ser desmontada até o metal nu em uma hora. Para remover a ferrugem com feixes de laser, uma pistola de laser é apontada para a camada de ferrugem e movida lentamente sobre a superfície. O feixe de luz move-se para a frente e para trás de forma muito rápida e abrange uma largura de 5 a 15 cm. Devido aos pulsos de laser curtos, mas fortemente focados, a temperatura da camada de ferrugem torna-se rapidamente muito alta. Este aquecimento rápido e intenso tem dois efeitos:
Ebulição da poluição
A camada de ferrugem é aquecida por um breve período, fazendo com que ela evapore. A maioria da ferrugem desaparecerá dessa maneira. Quanto mais fina a camada de ferrugem, mais será removida. Essa evaporação produz gases que, depois, são extraídos pelo pistola laser. Esses gases são enviados por diferentes filtros. O ar fresco é expulso pela ventilação do sistema de extração, permitindo assim que sejam realizados trabalhos em ambientes internos e até mesmo em espaços apertados.


Livrar-se da poluição
O rápido aquecimento da camada de ferrugem também tem um segundo efeito interessante. Uma pequena onda de choque térmico é gerada. Na verdade, trata-se apenas de uma forte vibração devido ao calor local e à diferença de temperatura com o ambiente imediato. Essa vibração age como um mini pé de cabra e quebra os pedaços maiores de ferrugem do substrato. Uma camada muito fina forma-se entre a superfície do metal e a camada de ferrugem que se expande rapidamente e empurra a camada de ferrugem durante essa expansão.
Com uma camada de ferrugem muito fina, a ferrugem já terá evaporado antes que esse efeito ocorra, mas com camadas mais grossas de poluição e pedaços grossos de ferrugem, esse efeito estará muito presente. No entanto, não se preocupe com essas partículas voando como na rebarbação. Normalmente, as partículas destacadas saltam de 10 a 20 cm e depois caem. Essa também é a razão porque a remoção de ferrugem com laser é muito adequada para locais onde o ambiente não deve ser poluído por poeira voadora. Isso acontece durante o lixamento ou jateamento de gelo seco.
Super aquecimento do metal subjacente
A explicação acima pode ter-lhe dado a ideia de que o grande calor também aquecerá intensamente o metal subjacente e pode até deformá-lo ou alterar outras propriedades da superfície. Nada poderia estar mais longe da verdade.
Em geral, é possível tocar na área limpa logo após a limpeza a laser. A temperatura pode aumentar entre 40 °C a 60 °C, mas não há motivo para se preocupar. A explicação por trás disto é a seguinte: o feixe de laser é absorvido pela camada de ferrugem, mas é refletido na camada de metal que se encontra por baixo. Devido à reflexão, o feixe novamente acaba na camada de ferrugem, mas não na camada de metal que se encontra por baixo. Isso também explica o porquê de a limpeza a laser ser eficaz com substratos que refletem a luz até certo ponto. A remoção de sujeira de uma superfície preta fosca será, portanto, mais difícil com o laser.

