
Remoção de Graffitis

Graffiti é frequentemente removido usando vapor ou produtos químicos. A desvantagem dessas técnicas é que nem sempre são tão eficazes quanto deveriam. Com outros métodos, como o jateamento, existe o risco de comprometer ou desgastar a camada subjacente. Isso é um problema para tipos de pedra mais macios e edifícios históricos.
A limpeza a laser é bastante eficaz para remover graffiti. Os feixes de laser aquecerão a camada de tinta de forma rápida, fazendo com que ela evapore. A camada subjacente de pedra ou concreto mantém-se fria devido à sua temperatura de ablação mais elevada. Dessa forma, os feixes de laser não afetarão a pedra ou a camada de gesso abaixo. Mesmo em madeira ou vidro, a tinta pode ser removida!
A utilização de fontes de laser potentes torna a remoção de graffiti extremamente rápida.
Na LaserTek, trabalhamos sempre com máquinas de pelo menos 500 Watts. Com apenas um movimento, é possível limpar uma área de 10 centímetros de largura. Conforme a idade, cor e espessura da camada de tinta, podemos limpar uma área de um metro quadrado entre meia e uma hora. A limpeza a laser é comparável em preço às outras técnicas devido à sua limpeza rápida, mas os resultados são muito superiores.
Uma vantagem é que não é preciso necessariamente limpar com a máxima velocidade: podemos configurar para não deixar a fachada mais asseada do que as partes circundantes. Certamente não gostaria de ver a sua casa coberta de manchas, correto?
Não se preocupe com nenhum desperdício. As nossas máquinas de limpeza a laser possuem um sistema industrial de extração de ar que extrai e filtra a tinta evaporada. Partículas que não evaporam, mas que se dispersaram, também são sugadas. Não há nenhuma limpeza a ser feita depois!

Visão geral de todas as formas de remover graffiti

Repintando
Mais simples, rápido e económico. O nome já diz tudo.
O graffiti é pintado com uma ou duas camadas de tinta branca, ou colorida. Os argumentos contra também são válidos, um grande retângulo branco no meio de uma parede ou fachada bonitas é extremamente feio e, acima de tudo, convida a mais graffitis. Afinal, acabou de criar uma magnífica tela para dar as boas-vindas a um novo desenho. A não ser, é claro, que pinte toda a fachada, o que não é a solução mais barata.
Jateamento de areia
A jateamento de areia é eficaz. Não há discussão possível. Os grãos de areia são lançados a alta velocidade contra o graffiti e removem a tinta com a ajuda da areia. Mas têm o mesmo efeito nas superfícies subjacentes, sejam elas de aço, concreto, etc. A areia é tão poderosa que consegue remover qualquer coisa, como tinta e pedra. Há, portanto, um risco real de danos irreversíveis ao substrato. Ainda que não, é possível que a parte limpa da parede pareça completamente distinta. Os grãos de areia também são utilizados para polir, o que muda a cor e o brilho de um objeto. O jateamento de areia também produz um som alto e os arredores devem ser completamente protegidos da areia voadora (poluída). Isso prejudica o meio ambiente.


Jateamento de gelo seco
Um pouco semelhante ao jato de areia, mas com grãos de gelo seco que evaporam com o impacto. Uma técnica que, novamente, requer equipamentos bastante ruidosos e todos os objetos estejam protegidos dos detritos que possam voar. No entanto, não é tão eficiente quanto a areia lançada com jato. Como consequência, leva muito tempo para remover a tinta de uma superfície, com os mesmos efeitos do jateamento: a superfície limpa ficará diferente das áreas ao redor.
Limpeza química
Aplica-se um produto químico no graffiti e, logo depois, deixa-se de molho por um tempo para que, por meio de uma reação química, a ligação entre a tinta e a camada subjacente seja solta. Em seguida, o grupo é esfregado com pincéis. Embora esteja comprovado que essa técnica é eficaz há anos, ela tem sido menos utilizada devido ao seu impacto ambiental. A aplicação também nem sempre é simples em superfícies pintadas, pois a tinta subjacente também pode ser prejudicada. A aplicação em superfícies como fachadas antigas pode causar danos irreversíveis à estrutura.
Há produtos que causam menos danos ao meio ambiente, mas eles costumam ser bastante caros e não têm a mesma eficiência, sendo necessário utilizar uma abundância. Esses também não apresentam o mesmo resultado nas diferentes cores, o que pode deixar uma impressão de uma cor específica. Essa técnica é geralmente utilizada em comboios e metropolitanos, onde não causa muitos problemas, deixar uma mancha para trás.


Lixar
Aparentemente é um caminho lógico, mas é praticamente impossível. Em superfícies porosas, não é provável que o seu pincel ou papel de lixa consigam retirar toda a tinta. Isto teria êxito em superfícies lisas, mas elas ficariam facilmente danificadas se passassem por lixamento.
Limpeza a laser
Essa técnica está acessível há aproximadamente dez anos. A tecnologia existia, mas era muito dispendiosa para ser utilizada na remoção de grafites naquele período. A principal vantagem é que apenas a luz é usada e que essa luz não afeta nada além da tinta do graffiti. Se a máquina estiver configurada da forma certa, o feixe de laser será refletido na camada subjacente, sem prejudicá-la. Isso torna a limpeza a laser uma excelente opção para superfícies sensíveis, prédios antigos, outras tintas, etc. A limpeza a laser é bastante ecológica porque não há material consumível, como areia ou gelo seco, que permanece após os trabalhos. Isso torna a limpeza a laser uma solução bastante prática: é silenciosa, não requer escudos pesados ou roupas de proteção e não deixa resíduos para trás. Há alguns anos, a limpeza a laser era uma solução cara, mas hoje em dia os preços são comparáveis à remoção química ou jateamento. A solução perfeita para superfícies inferiores a 100 m².

