Quais as superfícies adequadas para a limpeza a laser?
Como deve ter percebido numa das nossas outras páginas, a camada contaminada (ferrugem, tinta, sujeira…) fica muito quente e começa a evaporar com a limpeza a laser. Um feixe de laser geralmente comporta-se da mesma forma que um feixe de luz normal. Isso significa que é mais difícil aquecer superfícies que refletem a luz, como as brancas, do que as superfícies escuras. Elas refletem a maioria da luz, enquanto uma superfície escura absorve a energia do feixe de luz e não a reflete tanto. A absorção dessa energia causa o aquecimento.to.
A maioria das camadas contaminadas, afortunadamente, são bastante escuras e não reflexivas. Pense em ferrugem, revestimentos antigos, camadas de tinta antigas, etc. Dessa forma, elas absorverão a energia do feixe de laser, aquecerão rápido e eventualmente evaporarão. É por isso que é difícil remover uma camada reflexiva ou branca com a limpeza a laser.
Até o momento, não houve realmente uma preocupação quanto ao material que estaria sob a poluição. O feixe de laser ainda não atingiu a poluição. Dado que essa camada evaporou-se, como o feixe de laser sabe por si só, que nenhum material da parte subjacente deve ser removido Obviamente, não sabe disso.
Há dois efeitos que protegem a camada por baixo. Em primeiro lugar, o feixe de laser não atua numa superfície que cause reflexão. Não há aquecimento quando o feixe é refletido. É por isso que as peças metálicas são muito adequadas, pois o metal, geralmente, reflete bem e, consequentemente, não começa a aquecer. Em segundo lugar, a maioria das camadas inferiores tem uma “temperatura de evaporação” superior (= temperatura de ablação) à camada contaminada. Isso significa que eles só começarão a se dissipar sob temperaturas muito mais altas. Logo, quando o feixe de laser atravessar a poluição, ele será parcialmente refletido pela camada subjacente e, por outro lado, o aquecimento limitado da camada subjacente não será suficiente para remover o material.
Após considerar todos os pontos acima, podemos decidir quais materiais são adequados para serem limpos a laser. Em suma: todos os materiais que não sejam muito escuros e possam suportar um pouco de calor. Isso dá-nos a seguinte lista:
-
Aço
-
Inox
-
Ferro fundido
-
Alumínio
-
Madeira
-
Plásticos
-
Composições
-
Pedra
-
Alguns vidros
-
Revestimentos cromados
-
…
Em algumas situações, não é mau que uma parte do material da camada subjacente seja removida. Nesse caso, também podemos usar a limpeza a laser para superfícies escuras e não reflexivas.